12/08/2020
-
-
I N S P I R A T I O N S E R I E S
Renato Tija
@S QUE INSPIRAM #01
-
_______________________________________________________________________________________________________________________
-
Renato Tija é um designer de superfícies cujo trabalho autoral, o intitula de Geometria Intuitiva. Costuma dizer que a interpretação de uma obra é um processo pessoal do espectador, onde cada pessoa absorve de um jeito e enxerga as formas que lhes convém, como uma questão de maturidade visual.
-
-
-
-
Motivação:
Trabalhou 20 anos como diretor de arte para cenografia e sentiu uma grande necessidade de um projeto autoral. Sempre teve predileção por padrões geométricos e artistas da década de 50. Foi quando se aprofundou no Movimento Concretista e percebeu que já fazia parte dessa escola.
-
-
-
-
Trabalho:
Hoje Tija leva seu trabalho para um contexto tradicionalista e regional. Sendo membro de uma das famílias caiçaras "fundadoras" de Bertioga e pelo assunto fazer parte de seu cotidiano, quer preservar e resgatar estímulos visuais de sua infância.
-
-
-
-
"Acho muito importante continuar alguns costumes, nem que seja através da arte. O remo, a vela, o surf, o bodysurf e a pesca faz parte da nossa família há muitas décadas e hoje ainda preservamos algumas práticas - pra falar a real, todas (risos). Aqui em casa tem desde canoas havaiana até monjolos à vela."
-
-
Desafios:
Falando um pouco sobre os desafios do cenário atual, Tija nos disse que um dos pilares que acha mais importante para vencer essa fase é o posicionamento e a valorização do próprio artista. -
"O foco é estar onde valorizam seu trabalho e não onde podem pagar. É preciso ser muito profissional e ter argumentos sólidos como uma empresa para o consumidor te enxergar como um bom produto. Isso estou falando como quem vive de arte."
-
-
-
Referências:
Tija não se limita em questão de misturar suas referências e valoriza tanto suas referências pessoais do convívio de seus antepassados, quanto as visuais presentes nas artes dos brasileiros Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Alexandre Wollner e a cubana Carmem Herrera, cujos mesmos tem estudado.
Seguindo um estilo de arte simplista (sem ser cool) e buscando sempre conectar-se com sua essência, Tija acredita que isso lhe traz a consciência de ter o "pé no chão" em relação a sua arte e seus valores.
-
-
-
-
___________________________________________________
Veja mais Inspiration Series | Voltar para Journal
Anterior
Próximo