Expeditions - Nova Zelândia
-
E X P E D I T I O N S
NOVA ZELÂNDIA
por Tiago Azzi (@tiagoazzi) | Abril de 2018 -
-
Com o objetivo de captar imagens para a 2 temporada do programa Morando na Estrada (Canal OFF), que conta com Nelson Pinto e Marcela Witt, Tiago Azzi e equipe se jogaram pra Nova Zelândia dar sequência à 1 temporada que foi produzida na Austrália.
-
-
-
-
-
Embora o clima fosse ameno e agradável, eles tinham apenas 2 meses para explorar o máximo possível já sabendo que a parte sul da ilha sul era o local mais frio; por isso reservaram o primeiro momento da trip para desbravar a região, antes do auge do inverno.
-
-
-
-
-
"Logo que chegamos, tivemos dois dias de swell em Raglan. Uma esquerda perfeita, em um ponto clássico da NZ que fica na costa oeste da ilha norte."
-
-
-
"Chegando na Ilha Sul, marcada por um clima mais úmido, curtimos o pôr do sol e seguimos com chuva e temperaturas baixando durante os 4 dias seguintes, descendo pela costa oeste, onde contemplamos grandes costas rochosas, praias desertas, áreas de visual bem selvagem e pouco habitado."
-
-
"Na sequência, descendo pelo mapa, achamos uma direita na metade da ilha norte e assim começamos de fato a trip. Depois desse surf, fizemos a travessia de ferryboat para a ilha sul, de Wellington à Picton, que durou cerca de 3 horas e meia.
-
-
"O ferry mais parece um cruzeiro: possui cinema, restaurante e comporta dezenas de carros e caminhões; é realmente grande!"
-
-
-
Azzi nos disse que em todos os lugares, os nativos foram muito solícitos,
queriam saber de onde eles eram e falavam todas as melhores condições sobre as ondas, swell, vento, etc.
-
-
No caminho, ao parar em uma pequena cidade para conhecer uma surf shop foram extremamente bem recepcionados pelo dono do estabelecimento,
que passou várias informações sobre as ondas. Esse é um outro aspecto ótimo sobre a Nova Zelândia, os locais são muito receptivos. -
-
Marcela tinha ouvido falar de um sujeito que levava pessoas de hidroavião até um pico secreto e comentando com o mesmo local da surf shop, ele disse que se tratava de seu amigo: Blair. E então foram atrás do Blair que morava em um local afastado, onde não havia sinal, extremamente exótico e isolado. Esperaram ele chegar e o mesmo foi muito receptivo também, colocando todos para dentro de sua casa, oferecendo cerveja e comida.
-
-
A aventura acabou não acontecendo devido as condições de onda, mas fizeram uma sessão de surf ali mesmo perto da casa do Blair, que Tiago definiu como especial.
-
-
-
-
"Quando voltei a NZ só para surfar de foil, fiquei 10 dias e em um deles, começou a chover muito e as ondas estavam muito gordas. Havia um local com seu cachorro, observando as ondas e começou a trocar ideia comigo por causa do foil. Ele ficou empolgado e disse que me apresentaria um amigo da cidade que também tinha um foil e que com certeza iria curtir de fazer uma session comigo. Andamos uma quadra e chegando na casa do cara, que estava sentado no sofá, assistindo à etapa de Cloudbreak, realmente fez questão e fizemos uma session de foil animal juntos, uma atitude muito contrária ao clássico localismo."
-
-
-
Se despediram do Blair e seguiram em busca de uma onda bem ao sul da ilha sul, que remonta as imagens de Albee Layer, corrido do mar por focas.
Visualmente, o local se tornou conhecido, mas sua localização ainda é levemente guardada.
No local de beleza peculiar, fazia muito frio e chuva, chegando até mesmo a cair granizo, mas as ondas estavam lindas. -
-
Uma das coisas que mais chama a atenção na Nova Zelândia é a mudança abrupta do clima, considerando sua exposição geográfica no meio do Mar da Tasmânia. As nuvens se movimentam rapidamente, aparece o sol e chove muitas vezes durante o dia e os arco-íris são uma constante.
-
-
Seguindo para o centro da ilha sul, em direção a Queenstown e então chegaram à estação de ski de Cardrona a cidade fica em um vale que estava envolto por névoa, dando o aspecto de um dia cinza, mas ao subir a montanha, o sol surpreendeu a todos e as condições para as filmagens foram perfeitas.
-
-
Porém, o clima ameno na ilha sul, continuou a se agravar...
Muita chuva, ventos fortes e todas as condições que desfavorecem a boa captação dos takes, os levou de volta para a ilha norte. -
-
-
-
Regressando, foram para Castle Point, um lugar paradisíaco com paredões de pedra, onde um acesso estreito, levava à uma onda de direita incrível. Ali foi o cenário ideal para continuar as gravações.
-
-
Finalizando a trip em Northland, com clima bem diferente dos dias no sul, local mais quente, com menos ondas mas águas cristalinas e um visual sem igual, rolou até uma session de wakeboard puxado pelo carro.
-
-
"Posso dizer que o que torna a Nova Zelândia um lugar incrível, é um contraste de paisagens e
condições climáticas que mudam o tempo todo, revelando sempre várias faces de um mesmo local."
Saiba mais sobre Tiago Azzi em @tiagoazzi